quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mel vira estrela!

Porém enquanto Zorro crescia a cada dia e ganhava peso, Mel continuava mirradinha e não conseguia acompanhar o irmão. Zorro corria, Mel corria atrás, mas logo cansava; Zorro escalava, Mel escalava com dificuldade; Zorro comia, Mel comia, mas dormia em cima do prato.

Éramos marinheiros de primeira viagem no mundo felino, e não imaginávamos que tudo isso escondia o que estava por vir.

Porém nesse processo, eu estava particularmente preocupada: nunca tivera alergia na vida! De fato, nem quando Nelsinho passou um tempo conosco, nem durante nosso processo de adoção dos meninos, eu manifestaram qualquer sintoma que pudesse indicar alergia a gatos.

Mas eu estava sentindo uma forte dor no peito há 03 dias e que veio acompanhada de muita falta de ar. E como não quis me desfazer dos meus meninos, decidi investigar o que estava acontecendo comigo, começando por "esterilizar" a casa, aspirando todos os pelos, eliminando toda a poeira, mas nada adiantava.

Me lembro que na madruga do domingo, de 08 para 09 de agosto, fui ao banheiro e me deparei com Mel na sua liteira, com uma ligeira diarréia. Voltei para dormir, e antes de sair para o trabalho avisei a Dan: Mel está com começo de diarréia.

Durante a manhã, continuei a sentir fortes dores no peito e falta de ar... liguei para casa e Dan me disse: "Dé, a diarista estava fazendo a faxina, e coloquei os meninos no quarto de visitas. Quando eu abri a porta do quarto, Mel estava toda suja de fezes e sujou também todo o chão. Aí a levei para tomar banho".

Na mesma hora eu gelei, porque pensei: "Meus Deus, gato é um dos animais mais limpos que se têm notícia... não se sujam por nada, e ainda mais com as próprias fezes. E, mais, ela só tem 35 dias de vida, ainda não é indicado tomar banho".

Saí do trabalho e fui direto para casa... lá chegando estava minha menina quietinha, acuada, mas logo que me viu ronronou. Gelei de novo: Mel estava com muita falta de ar!

Não titubeei. A levamos ao vet, pediram um monte de exames, começaram a achar que poderia ser "hérnia diafragmática adquirida por eventual tombo", mas ela, que eu saiba, não tinha tombado. 

Foi uma tarde longa... o Raio X acusou uma grande mancha, mas ainda era uma incógnita. Voltei para o trabalho orando e desconfiada. Minha falta de ar tinha aumentado, e Mel estava com um quadro de, justamente, falta de ar. Tudo na minha cabeça se encaixava, mas mantive a fé.

Saí novamente do trampo, já agora direto para o vet. Passei exatas 03 horas com Mel deitada no meu pescoço, conversando com ela e colhendo os seus ronrons. Mas o horário de visitas já tinha terminado há muito tempo e tive de me despedir dela. Naquele momento, Dan chegou e se encontrou conosco...

Quando nós estávamos definitivamente indo para casa, falei com Mel: "Meu nenê, fica fortinha que amanhã mamãe volta. Te amo, pequena!". Nessa hora Mel subitamente despertou: comeu pela primeira vez, bebeu água e brincou... brincou muito, de esconde-esconde principalmente!

Me despedi chorando e foi a última vez que vi minha menina. Às 22:30h do dia 09 de agosto de 2010, Mel não resistiu.

Nunca tive coragem de ir ver seu corpo. Eu estava desolada: como uma gatinha que somente passou 10 dias conosco conseguiu mexer tanto comigo? 

No outro dia, meu marido se encarregou de sepultá-la, mas antes autorizamos sua necropsia. Mel tinha HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA CONGÊNITA: nasceu com um pulmão atrofiado e com o fígado dentro do tórax. Seu coração estava o dobro do tamanho normal, totalmente sobrecarregado. A vet me disse que ela não tinha chance de vida, que, na verdade, ela viveu mais do que o esperado para a sua condição.

A explicação que eu tenho para a sua sobrevida: muito AMOR.

E é esse amor, e é a imagem de minha Melzinha carinhosa e ´ronronnenta` que eu sempre carrego comigo.

Mel ainda vive!
 
 

4 comentários:

  1. Oi Tia Adelaide, não fique triste não, ela não vai querer ver vc assim triste, minha mãe já passou por isso tbm e diz que nada melhor que se dedicar a outro bêbe, que no caso é o Zorro que deve estar sentindo muito a falta de sua maninha!Aqui somos em 10, um não substitui o outro , mas ajuda a superar a dor e quem sabe um novo bêbe pode ajudar tbm?!Seria uma ajuda mútua!Vc ajuda ele e ele ajuda vcs a superarem a falta da Mel! Tenho certeza que ela iria aprovar essa idéia!Pense na idéia, minha mãe disse que vc não vai se arrepender!!!BJUS e Força!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi meu lindo!

    Foi justamente isso que fizemos. A irmãzinha deles, Pintada, voltou e ficou definitivamente conosco.
    Hoje ela é a "princesinha da mamãe" e um "motorzinho de ronrons".
    Mel, com certeza, aprovou a idéia sim... Ela vive nos dois irmãozinhos!
    Beijos!!
    Tia Dé!

    ResponderExcluir
  3. Adelaide, como vc sabe, meu Dudu se foi há apenas 06 dias. Pra superar estou tentando não pensar muito. Estou pensando em adotar um outro filhote, mas enquanto não o faço, minhas outras filhas perceberam minha tristeza e estão bem solidárias: A Mel(xará da sua), sempre muito solitária, resolveu se chegar e miar bastante! Incrível! A Lori(ceguinha), está mais danada que nunca, parece até que tenta imitar o Dudu em tudo! Só a Rubi que sempre foi um amorzinho e continua igual! Enfim, vc tem razão, nossos filhinhos se vão mas continuam vivos nos seus irmãos! Seja feliz com seus bbs! Bjus!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, Gisele, os meninos sentem quando estamos tristes e fazem de tudo para nos alegrar!

    Apesar de um nunca substituir o outro, acho uma ótima idéias adotar um outro filhote para ajudar a preencher esse enorme vazio que fica!

    Boa sorte!

    Beijos da trupe!

    ResponderExcluir