terça-feira, 9 de novembro de 2010

AS TRAVESSURAS - 01

Zorro é o campeão de Travessuras daqui de casa. A última, começando a série:

FATOS:
Eu e Dan adoramos manga rosa, e parece que Zorro também. Foi só descobrirmos isso que passamos a dar pequenos pedaços de manga para ele quando comemos.
Zorro e Pintada são proibidos de subir, unicamente, em três lugares daqui de casa: na nossa mesa de jantar, no passa-prato e na pia da cozinha.
Nossa fruteira está, atualmente, em cima do passa-prato, lotada de mangas.
Não precisa nem dizer, né?
Hoje quando Dan foi escolher uma para comer, olha com o que ele se depara:

FOTO:


Não, não foi um morcego que pousou aqui em casa (temos telas em todas as janelas): foi ZORRO mesmo que tascou o dentinho os dentões nela.

Quer travessura mais gostosa?

Beijos!

Ps.: como eu não resisto a esse gatinho lindo, gostoso e fanfarão, hoje quando comemos manga, ele ganhou a parte dele, apesar da malcriação:



Quer postar as Travessuras do(a/s) seu(sua/s) gatinho(a/s)?
É só mandar um recado para nós!



Começando as Séries: "AS TRAVESSURAS" e "RONRONS, MANHAS E POSES".

O nome do blog não surgiu unicamente do fato de os gatos ronronarem e serem, muitas vezes, travessos.

No nosso caso, o nome ocorreu porque ZORRO é a "TRAVESSURA em PESSOA GATO", e PINTADA é uma verdadeira MÁQUINA DE RONRONS E MANHAS.

Aliás, o nome Zorro não podia ser melhor, porque a cada traquinagem, o que mais se ouve aqui em casa é: "ZORRA, ZORRO!".

Já Pintada é a típica gata que fica na dela, só observando, "na cocó". Fica esperando nós passarmos perto dela para fazer aquela cara de "quero dengo". Não preciso falar que eu não resisto, né? Mas eu ganho a recompensa: é só eu encostar nela que se põe a ronronar, sem falar que faz cada pose...!

Porém justiça seja feita com Zorro também: por incrível que pareça ele é muitooo mais carinhoso que Pintada; nos procura tanto que parece a nossa sombra, nos fazendo companhia em todos os lugares, inclusive no computador. Ele se esfrega em nossas pernas, pula no nosso colo, quer sempre dormir conosco, mia para nos acordar e faz muita festa.

Então, em homenagem a esses dois meninos, e a todos os gatos travessos e ronronentos, começamos as séries: "AS TRAVESSURAS" e "RONRONS, MANHAS E POSES".

Vou estar sempre atualizando e convido vocês a enviarem as histórias de seus gatinhos, com fatos e, se puderem, fotos. Postarei com o maior prazer!

Vamos que vamos!

Um beijo!


Castração precoce. Castração subsidiada.

É, minha gente, ligamos ontem para o vet. e decidimos quem vai cair na faca primeiro. E para nossa surpresa o/a "felizardo(a)" será: ZORRO E PINTADA! Hehehe.

Isso mesmo: iremos castrar os dois de vez, sexta-feira agora, dia 12 de novembro de 2010, com apenas 04 meses e 08 dias de vida!

As razões? Pintada já teve seu primeiro cio; Zorro já anda lambendo o "bilau"; pegamos os dois na posição de acasalamento; eles já podem ter cruzado; estamos no prazo para evitar uma possível gestação; iríamos castrar eles mesmo, mais cedo ou mais tarde. Então, que seja logo!

Mas antes de batermos o martelo, lemos muita coisa a respeito da chamada "castração precoce", isso porque a maior parte dos vets. brasileiros entende que a castração somente deve ocorrer após os 06 meses de vida.

Na verdade, já vinhamos observando Zorro no lambe-lambe do seu pintinho e nos questionamos se já não seria a hipótese de castrá-lo (antes mesmo, até, de flagarmos Pintada no cio). Então, já naquela época, recorremos a  alguns vets. locais e todos foram unânimes: deveríamos esperar mais tempo. Porém, quando a nossa situação aqui pipocou, vimos que não tem mais jeito, e corremos atrás.

Sem querer fazer juízo de valor precipitado, creio que se os meninos fossem do mesmo sexo, não conseguiríamos realizar a castração tão cedo . Ainda há muita resistência.

Bem, eu e Dan estamos bem tranquilos, pois, além de parte da literatura especializada não objetar, de todo, a castração precoce, outra tanta até a aconselha:

"A castração precoce
Nos Estados Unidos , a maioria dos gatos são castrados , entre 4 e 6 meses de idade. Muitos abrigos de animais e veterinários estão começando a neutralizar os animais do sexo masculino numa idade mais jovem , mesmo 6-14 semanas de idade. Esta castração precoce não afeta a taxa de crescimento, e não há diferenças significativas de desenvolvimento esquelético , físicas ou comportamentais entre os animais castrados cedo do que aqueles castrados em idade mais tradicionais. Deve ser lembrado que os animais mais jovens pode ter diferentes anestésicos e são mais propensas a hipotermia (Inferior a temperatura normal do corpo ) durante a cirurgia. Enquanto os procedimentos são modificados para dar conta dessas diferenças, a castração precoce é muito seguro. De fato , os animais castrados em idade precoce , muitas vezes têm uma recuperação mais rápida do que aqueles castrados quando forem mais velhas" .(http://pt-br.connect.facebook.com/note.php?note_id=157953810885951)

Discretamente, nos últimos vinte e cinco a trinta anos,uns poucos abrigos mais avançados começaram a implantar programas de esterilização precoce e passaram a colher resultados positivos. Se os animais fossem castrados antes de deixarem o abrigo, eles deixavam de contribuir para o problema da superpopulação. Filhotes de cães e de gatos passaram a ser castrados com apenas seis a oito semanas de vida. O desenvolvimento de novos anestésicos e de novas técnicas cirúrgicas fez com que este procedimento passasse a ser tão ou até mais seguro do que qualquer outro que costuma ser recomendável até os seis meses de vida. Os pacientes mais jovens se recuperam mais rapidamente e têm uma incidência menor de complicações cirúrgicas e pós-cirúrgicas do que os seus pares mais velhos, pois possuem nenhuma ou muito pouca gordura corporal para sustentá-los, a incisão é menor, a duração da cirurgia é reduzida e a sua recuperação é bastante breve.
As pesquisas disponíveis sobre os efeitos físicos e comportamentais de curto e de longo prazo da castração pré-pubescente em cães e gatos demonstram a ausência de qualquer resultado adverso. Com base nestas informações, a American Humane Association (Associação Humanitária Americana) apóia esta prática como uma solução viável para a diminuição da superpopulação de animais de estimação e da tragédia decorrente da morte de muitos deles. A prática da esterilização precoce também é endossada pela American Veterinary Medical Association (Associação Veterinária Americana), pela American Animal Hospital Association (Associação de Clínicas Veterinárias Americana) e pela California Veterinary Medical Association (Associação Veterinária da Califórnia). - Programa de Esterilização Precoce (ESP-Early Sterilization Program), por Dr. Dick Rosebrock (
http://redebichos.ning.com/group/castrarpreciso/forum/topics/mais-um-artigo-sobre-castracao).
Outro ponto importante que pesou favoravelmente, já que ainda estamos arrumando o nosso apê e a grana encurtou, é que quando adotamos os meninos, o fizemos com a promessa da Protetora de que a castração deles seria subsidiada, e que só pagaríamos pelos custos de material.

Promessa feita. Promessa cumprida, e ainda em clínica particular. Agora é só esperar a sexta-feira chegar!

Beijos!

Ps.: mais um texto interessante sobre castração precoce? Clica aqui.
Ps2.: quanto à 'castração subsidiada', tenho certeza que na maioria das cidades brasileiras há Protetores de Animais dispostos a esclarecê-los sobre o assunto e até encaminhar os seus gatinhos para o programa!

A vida prega peças!

Realmente, a vida prega peças, e muitas ainda virão.

A última: sábado, eu e Dan fomos visitar os outros dois irmãos dos meninos, o pequeno husky, Slash, e sua irmã Pintadona. Ou melhor, hoje, respectivamente, Menelau e Marmita.

Confesso que fomos vê-los em função de Slash, que passou uns dias conosco e eu andava "morrendo de saudades" dele. Mas qual não fora a minha surpresa quando, chegando lá, me encantei com sua irmã?? A cópia mais gordinha, peluda e pintada de Pintada, a original Pintadona (Marmita), é muitooo fofa e carinhosa.

Roçou em mim até não poder mais. Gemeu, ronronou, colocou a barriguinha para cima e ficou correndo atrás. Já Slash, não sei se retaliando a sua devolução, fez "cara de paisagem" a maior parte do tempo e depois correu para a rua "peitar" um gatão (acho que é mal de família. Lembram do Batman? - clique aqui).

Aqui vão fotinhas de recordação:

 Slash, nosso sempre gato-husky siberiano

 Pintadona de perfil. Reparem a semelhança com Pintada?

Pintadona, de olhinhos fechados,recebendo muitooo carinho.

Beijos felinos!