terça-feira, 9 de novembro de 2010

Castração precoce. Castração subsidiada.

É, minha gente, ligamos ontem para o vet. e decidimos quem vai cair na faca primeiro. E para nossa surpresa o/a "felizardo(a)" será: ZORRO E PINTADA! Hehehe.

Isso mesmo: iremos castrar os dois de vez, sexta-feira agora, dia 12 de novembro de 2010, com apenas 04 meses e 08 dias de vida!

As razões? Pintada já teve seu primeiro cio; Zorro já anda lambendo o "bilau"; pegamos os dois na posição de acasalamento; eles já podem ter cruzado; estamos no prazo para evitar uma possível gestação; iríamos castrar eles mesmo, mais cedo ou mais tarde. Então, que seja logo!

Mas antes de batermos o martelo, lemos muita coisa a respeito da chamada "castração precoce", isso porque a maior parte dos vets. brasileiros entende que a castração somente deve ocorrer após os 06 meses de vida.

Na verdade, já vinhamos observando Zorro no lambe-lambe do seu pintinho e nos questionamos se já não seria a hipótese de castrá-lo (antes mesmo, até, de flagarmos Pintada no cio). Então, já naquela época, recorremos a  alguns vets. locais e todos foram unânimes: deveríamos esperar mais tempo. Porém, quando a nossa situação aqui pipocou, vimos que não tem mais jeito, e corremos atrás.

Sem querer fazer juízo de valor precipitado, creio que se os meninos fossem do mesmo sexo, não conseguiríamos realizar a castração tão cedo . Ainda há muita resistência.

Bem, eu e Dan estamos bem tranquilos, pois, além de parte da literatura especializada não objetar, de todo, a castração precoce, outra tanta até a aconselha:

"A castração precoce
Nos Estados Unidos , a maioria dos gatos são castrados , entre 4 e 6 meses de idade. Muitos abrigos de animais e veterinários estão começando a neutralizar os animais do sexo masculino numa idade mais jovem , mesmo 6-14 semanas de idade. Esta castração precoce não afeta a taxa de crescimento, e não há diferenças significativas de desenvolvimento esquelético , físicas ou comportamentais entre os animais castrados cedo do que aqueles castrados em idade mais tradicionais. Deve ser lembrado que os animais mais jovens pode ter diferentes anestésicos e são mais propensas a hipotermia (Inferior a temperatura normal do corpo ) durante a cirurgia. Enquanto os procedimentos são modificados para dar conta dessas diferenças, a castração precoce é muito seguro. De fato , os animais castrados em idade precoce , muitas vezes têm uma recuperação mais rápida do que aqueles castrados quando forem mais velhas" .(http://pt-br.connect.facebook.com/note.php?note_id=157953810885951)

Discretamente, nos últimos vinte e cinco a trinta anos,uns poucos abrigos mais avançados começaram a implantar programas de esterilização precoce e passaram a colher resultados positivos. Se os animais fossem castrados antes de deixarem o abrigo, eles deixavam de contribuir para o problema da superpopulação. Filhotes de cães e de gatos passaram a ser castrados com apenas seis a oito semanas de vida. O desenvolvimento de novos anestésicos e de novas técnicas cirúrgicas fez com que este procedimento passasse a ser tão ou até mais seguro do que qualquer outro que costuma ser recomendável até os seis meses de vida. Os pacientes mais jovens se recuperam mais rapidamente e têm uma incidência menor de complicações cirúrgicas e pós-cirúrgicas do que os seus pares mais velhos, pois possuem nenhuma ou muito pouca gordura corporal para sustentá-los, a incisão é menor, a duração da cirurgia é reduzida e a sua recuperação é bastante breve.
As pesquisas disponíveis sobre os efeitos físicos e comportamentais de curto e de longo prazo da castração pré-pubescente em cães e gatos demonstram a ausência de qualquer resultado adverso. Com base nestas informações, a American Humane Association (Associação Humanitária Americana) apóia esta prática como uma solução viável para a diminuição da superpopulação de animais de estimação e da tragédia decorrente da morte de muitos deles. A prática da esterilização precoce também é endossada pela American Veterinary Medical Association (Associação Veterinária Americana), pela American Animal Hospital Association (Associação de Clínicas Veterinárias Americana) e pela California Veterinary Medical Association (Associação Veterinária da Califórnia). - Programa de Esterilização Precoce (ESP-Early Sterilization Program), por Dr. Dick Rosebrock (
http://redebichos.ning.com/group/castrarpreciso/forum/topics/mais-um-artigo-sobre-castracao).
Outro ponto importante que pesou favoravelmente, já que ainda estamos arrumando o nosso apê e a grana encurtou, é que quando adotamos os meninos, o fizemos com a promessa da Protetora de que a castração deles seria subsidiada, e que só pagaríamos pelos custos de material.

Promessa feita. Promessa cumprida, e ainda em clínica particular. Agora é só esperar a sexta-feira chegar!

Beijos!

Ps.: mais um texto interessante sobre castração precoce? Clica aqui.
Ps2.: quanto à 'castração subsidiada', tenho certeza que na maioria das cidades brasileiras há Protetores de Animais dispostos a esclarecê-los sobre o assunto e até encaminhar os seus gatinhos para o programa!

Um comentário:

  1. Oiii!! Gostei muito desse blog e vou seguir. Convido a conhecerem o meu blog, tá bom?

    Beijinhos e miadinhos da Nikita:)

    ResponderExcluir